ÈGBÉ IFÁ IRE GBOGBO
OLUWO IFALAJU KÀYÒDÉ
INICIAÇÕES
Isefá - Primeira mão de Ifá.
Itefá - Segunda mão de Ifá.
Esta iniciação é aconselhável para todas as pessoas independemente de sua religião, pois nesta o iniciando é apresentado à Ifá e torna-se um Omo Ifá (um filho de Ifá).
​
É em Isefá que Òrúnmìlà nos revelará o seu Odu temporal (o que está vivendo naquele momento), assim como seu nome de Ifá. Assim alinharemos e melhoraremos seu destino através dos ensinamentos e tabus contidos neste Odu.
​
Nesta iniciação, não se faz necessário raspar a cabeça.
​
Ao término da iniciação, você receberá seu assentamento de Ifá (Igba Ifá), assim como as devidas orientações de como manter, cuidar e cultuar em sua residência (sempre com o auxílio de um sacerdote).
Esta iniciação destina-se à pessoas que querem aprofundar-se em Ifá, são futuros sacerdotes ou sacerdotisas. Há o comprometimento em se aprender a obra de Ifá, tendo a necessidade ritualística de se raspar a cabeça. O processo iniciático em Itefá passa por etapas específicas que não cabem neste pequeno texto introdutório, mas que poderão ser apresentadas pelo Oluwo. Contudo, de forma superficial, passa-se pelo IGBO ODU (Floresta do Odu), onde será revelado o Odu do futuro sacerdote, ou seja, lhe será apresentado qual caminho deverá seguir dentro da Egbe Ifá. Assim o iniciado passa de Omo Ifá, para Omo Awo, filho do segredo. Alí iniciasse a jornada sacerdotal.
​
Nesta iniciação Òrúnmìlà Ifá lhe traz o seu Odu do Orun (Céu) para o Aiye (Terra), ou seja, recebes-se o seu Poema Espiritual. Poema este que o iniciado recitou no Orun antes de encarnar na Aiye. Sua missão nesta vida.
​
Este Odu não é mais temporal como o de Isefá, este é seu Odu Encarnatório, não só desta vida mas de todas as que poderão vir.
Receberá seu assentamento de Esú (Esú Ifá), e seu novo nome de Ifá que não mudará mais e será chamado e conhecido por ele na nossa sociedade religiosa.
Observação:
​
No Brasil a pessoa que faz Itefá tem o título de Bàbáláwo (isto é uma verdade), mas assim como um médico que precisa se concluir uma faculdade e estágios, para estar apto na sua função. Da mesma forma é para um Bàbáláwo. E o Itefa é o inicio desta faculdade e dos estágios e poderá levar tempo e empenho por parte do Omo Awo, para assim se intitular Bàbáláwo.
​
Itefá só pode ser realizado por um Oluwo. Que tenha recebido (IGBA ODU) por algum ARABA.
Só um ARABA entrega (IGBA ODU).