ÈGBÉ IFÁ IRE GBOGBO
OLUWO IFALAJU KÀYÒDÉ
opa osun Vista frontal -Instituto Brasileiro de Ifá. ifá, ifa, instituto brasileiro de ifá, oluwo, kaode, egbe, ifalaju, orunmila, ogboni, i.f.a.,
Vista frontal -Instituto Brasileiro de Ifá. ifá, ifa, instituto brasileiro de ifá, oluwo, kaode, egbe, ifalaju, orunmila, ogboni, i.f.a.,
opa osun Vista frontal -Instituto Brasileiro de Ifá. ifá, ifa, instituto brasileiro de ifá, oluwo, kaode, egbe, ifalaju, orunmila, ogboni, i.f.a.,
O INSTITUTO
O Instituto Brasileiro é a concretização de um sonho, uma missão espiritual de uma vida de dedicação. Temos como principal objetivo resgatar e difundir o legítimo culto ancestral e as práticas ritualísticas Yorubas ao povo brasileiro.
Buscamos cotidianamente mitigar o pré-conceito que assombra a ignorância de nosso povo, mostrando que o Criador está em todas as coisas e em todas as parte. Cultuamos a Criação por meio de suas energias, do equilíbrio do homem com o divino.
Nossas diretrizes principais são legítimas e fundamentadas nos dois principais pilares Religião. Visamos a família e o bom caráter. Com isso em mente lutamos pela preservação e restauração das raízes africanas de nossa sociedades latino-americana.
O Instituto Brasileiro de Ifá propõe-se a:
-
Transpassar o conhecimento dos corpus literários de Ifá e Òrìṣàs a todos os interessados em adquirir o conhecimento
-
Ministrar cursos, palestras e workshops
-
Promover o aprendizado da língua Yoruba
-
Desmistificar as questões pertinentes advindas da vinda dos escravos
-
Doutrinar quanto ao correto uso de plantas sagradas e medicinais
-
Incentivar o intercâmbio cultural entre a nação Yoruba do Oeste da África, especificamente da Nigéria e a Brasileira
-
Participar da transcrição, documentação e divulgação dos conhecimentos ancestrais Yorubas. Cultura essa tombada pela Unesco em 2005 como patrimônio cultural e imaterial intangível da herança oral da humanidade.
Dispomos de:
-
Um terreno com mais de 3.200m² (área construída de 1116m²)
-
Um centro cultural repleto de máscaras, tambores, bengalas, colares e objetos ritualísticos provenientes da Nigéria;
-
Acomodação para até 82 pessoas
-
Templo onde cultuamos e mostramos nossos respeitos aos Òrìṣà;
-
Possuímos um bosque com árvores e ervas sagradas para utilização e estudo;
-
Instalações prontas para atender nossos visitantes, iniciados ou não, de todos as localidades;
-
Acervo com centenas de títulos para consulta e estudo da religião;
-
Centro cultural de estudo.
Estamos localizados desde 2009 na cidade de São Roque/SP em terras quilombolas, onde as terras foram entregues aos Òrìṣà, dentre eles, Terra de Ọ̀sọ́ọ́sì. Um sonho crescendo e aumentando a cada dia.
Em 2016, houve um acidente natural trazendo mudanças no Instituto, onde a direção do mesmo passou a ser exclusiva da Iya Mada trazendo uma reformulação em nossa forma de atuação e ensinos a partir de 2017.